sábado, 1 de dezembro de 2012

O Triste Fim de um Servo de Deus



“Ora, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, das nações de que o Senhor dissera aos filhos de Israel: Não ireis para elas, nem elas virão para vós; doutra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão, levado pelo amor. Tinha ele setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Pois sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e seu coração já não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como fora o de Davi, seu pai” (1 Reis 11: 1-4).

 

Não há sabedoria que resista ao processo consentido de endurecimento do coração. Salomão consentiu quando fez alianças políticas e aceitou o casamento com princesas, as quais traziam suas servas e os seus cultos pagãos. Ele não endureceu seu coração em um único ato, mas foi um processo que durou uma vida. A perversão do coração é sutil. Se fosse alardeada, todos evitariam o pior.

Podemos ocupar nossas mentes e corações com pensamentos e emoções que não correspondem à vontade de Deus e que, aos poucos, vão nos distanciando dele. É urgente a vigilância sobre vida espiritual. Temos todos os recursos para isso: a presença
do Espírito Santo, a Bíblia, a comunhão com Cristo e os irmãos, a oração como meio eficaz de conversa com Deus.

Cuidar da vida espiritual é uma decisão ativa e não podemos ficar passivos diante do que acontece. É como a ilustração do Camelo e o Beduíno. Na tempestade de areia, o beduíno monta a barraca e o camelo fica de fora. O camelo coloca a cabeça para dentro e o beduíno não reage. O camelo, então, aos poucos, vai colocando o restante do corpo mediante a falta de reação do beduíno. Quando o camelo estava dentro da barraca, deu um coice e jogou o beduíno para fora.

Excelente começo não é garantia de fim abençoado. E preciso disciplina espiritual para manter a vida espiritual dentro da vontade de Deus. Mesmo que não consigamos manter o nível todos dias, tenhamos a humildade de confessar os pecados, buscar perdão de Deus e restaurar nossa comunhão com Ele.

 

                        (Extraído do Manancial de 2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário