sábado, 10 de março de 2012

DISCREPÂNCIAS NA CRONOLOGIA BÍBLICA

De acordo com o TM (Bíblia Hebraica), se Adão estivesse vivo hoje, estaria com 6136 anos de idade. Já de acordo com a LXX (Bíblia Grega usada pela Igreja primitiva), Adão estaria com a idade de 7601 anos.

Onde reside esta discrepância cronológica? Esta é uma boa pergunta, uma vez que, no mundo antigo, cada povo ou nação tinha sua própria contagem de anos (Anus Mundi), cuja referência para os Ocidentais é o calendário Romano, ao passo que, para os Orientais (Extremo Oriente), é a ascensão de Buda, para uns e a organização da nação, para outros. Para os do Oriente Próximo, a coisa é mais apertada ainda, já que, para os Islâmicos, é a Hégira (Fuga de Meca por Mohamed); para os Iranianos, é o calendário Persa, instituído no ano 622 da nossa era; e para os Hebreus, é o calendário judaico adotado durante o cativeiro babilônico (586 a. C.), tendo como base para o ano 1 a data de 3.761 a. C., data esta considerada o início de Israel como nação.

Todavia, de acordo com a cronologia do TM, o ano 3.761 coincide com o ano em que Cainã, filho de Enos, teria 37 anos de idade. Já de acordo com a LXX, coincide com o ano em que Noé teria 187 anos. O que se pode observar é que a cronologia bíblica segundo a LXX é a mais próxima da verdade histórica, já que, segundo os relatos rabínicos, a nação de Israel teria surgido num determinado momento histórico em que uma profecia feita a Noé, o patriarca do novo Mundo, dizia respeito à constituição de Israel após o juízo sobre a humanidade que vivia antes do Dilúvio.

Segundo os ensinos rabínicos, a chamada de Abraão já fora predita a Noé (pouso, descanso de fadiga excessiva), em que o Eterno (Ehweh), o Eu Sou,[1] lhe teria declarado seu Propósito em dividir a terra de modo que Israel fosse plantado na área que seria a terra Prometida. Mais tarde, Pélegue (divisão, partição), pentaneto de Noé, seguindo o oráculo, em que uma revelação profética fora feita a seu pai (Heber), em cumprimento, providenciou a divisão da terra, na qual se estabeleceria o povo da Promessa feita a Noé. Nesta ocasião os cananeus começaram a se instalar na Canaã, para onde também acorreram os filisteus, ao saírem de Caftor, após terem sido libertados de seu primeiro cativeiro[2], levados de sua terra de origem – Caslui. Ao chegarem à Canaã, apossaram-se dos territórios litorâneos desde Gaza até Jope, destruindo os heveus e habitando em suas habitações.

Se esta pesquisa for correta, os Hebreus teriam realmente, hoje, 5772 anos e irão completar 5773 após as 18 hs do dia 13 de Setembro deste ano.



[1] Ehweh (forma aramaica que corresponde ao hebraico Ehyeh) é o nome adotado pelos sacerdotes pós-cativeiro para substituir Yhveh (hebraico Yhyeh). Esta forma verbal corresponde à 3ª pes. sing. masculino do verbo Hawah (hebraico hayah), portanto ‘Ele é’. Porém, o nome declarado a Moisés encontrava-se na 1ª pes e não na 3ª, como consta nas passagens após este encontro. Yahweh é mais linguístico do que filológico, já que translitera a pronúncia aramaica onde o shevá simples soa como o pathah furtivo (a), ao invés de (e). E para não grafar o Nome, o que seria uma irreverência para eles, foi adotado o tetragrama YHWH com a pronúncia de Adonai, donde Yehovah. Este articulista prefere Ehweh (Eu Sou).
[2] O segundo e último foi por Nabucodonozor, que os deportou para Babilônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário